Atividade para Avaliação - Semana 6
- Vencimento 20 jun 2018 por 5:00
- Pontos 10
- Enviando um upload de arquivo
- Tipos de arquivo pdf
- Disponível 5 jun 2018 em 23:59 - 20 jun 2018 em 5:00 14 dias
Atividade para avaliação
Consulte os gabaritos dessa disciplina no menu lateral.
Olá, alunos e alunas!
Esta atividade deve ser preparada em seu computador, em programa apropriado. Salve-o como um arquivo PDF. Para enviá-la para correção, siga os seguintes passos:
- Clique no botão "Enviar atividade" e, depois, em “Escolher um arquivo”;
- Na janela que se abrirá, selecione o arquivo em seu dispositivo;
- Ainda nesta janela, clique em “Abrir”;
- Ao fim da página, clique em “Enviar atividade”.
Pronto! Sua atividade está postada no AVA.
Atenção: A produção da atividades deverá seguir as normas ABNT.
Para consolidar o aprendizado das técnicas de avaliação, você deverá aplicar a Avaliação Heurística para avaliar um site de comércio eletrônico.
O trabalho deverá ser feito em grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 alunos. Atenção: todos os participantes do grupo devem realizar a entrega da avaliação no AVA.
Seguiremos os passos da avaliação heurística apresentados na videoaula e reproduzidos a seguir.
- No passo de Instruções, o grupo deverá decidir o site a ser avaliado neste trabalho. Deverão ainda decidir, dentre os produtos oferecidos, três produtos a serem incluídos no carrinho de compras.
- No passo de Avaliação, cada aluno deverá realizar independentemente a sua avaliação. Atenção: não forneça dados pessoais ao site de comércio eletrônico escolhido! Apenas navegue no site simulando os cenários.
- Execute os seguintes cenários para reconhecer a interação:
Cenário 1: Escolha dos dois produtos e colocação no carrinho de
compras. Incluir uma unidade do primeiro produto e duas unidades do segundo produto. Observe o valor da compra.
Cenário 2: Mudança da quantidade de produtos no carrinho de compras: aumente uma unidade no primeiro produto e diminua uma unidade no segundo produto. Observe o valor da compra.
Cenário 3: Remoção do produto 2 do carrinho.
Cenário 4: Incluir uma unidade do produto 3 no carrinho.
Cenário 5: Calcular o frete para a Rua Lamartine Delamare, 28, Guaratinguetá. Você não sabe o CEP.
- Execute novamente os mesmos cenários e identifique problemas de usabilidade decorrentes do não cumprimento das diretrizes de projeto, apresentadas no Quadro 1. Para facilitar a Compilação, faça uma cópia da tela em que você localizou o problema e marque com um círculo o local onde está o problema, anotando o que aconteceu e qual a diretriz violada, como no exemplo da Figura 1.
Quadro 1 - Diretrizes de projeto de IHC
Diretrizes Correspondência com as expectativas dos usuários Simplicidade na estrutura das tarefas Equilíbrio entre controle e liberdade do usuário Consistência e padronização Promovendo a eficiência do usuário Antecipação Visibilidade e reconhecimento Conteúdo relevante e expressão adequada Projeto para erros
Figura 1 - Exemplo de relato de problema de usabilidade
- Execute os seguintes cenários para reconhecer a interação:
- No passo de Compilação, o grupo deverá reunir todos os problemas encontrados por todos os participantes e formar uma única coleção. Sigam as seguintes regras:
- Se mais de um membro do grupo encontrou o mesmo problema, incremente a Visibilidade e atribuam as heurísticas apropriadas;
- Não eliminem problemas nesta fase.
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No passo de Classificação de severidade, avaliem apenas o impacto em alto, médio ou baixo, considerando a capacidade do usuário de superar o problema.
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Não é necessário fazer o passo de Decisão de design.
- O relatório final deverá conter:
- O nome dos membros do grupo (todos os membros devem realizar a entrega do relatório no AVA);
- O nome da loja virtual e sua URL;
- O conjunto de problemas localizados;
- A conclusão com a apreciação do grupo sobre o processo de AH.